quarta-feira, 20 de abril de 2011

Frase do dia: beleza científica

Hoje a frase do dia será substituída por uma resposta um pouco longa dada por Richard Feynman, físico ganhador do Nobel, a uma pessoa que afirmou que um cientista deixa de perceber a beleza de uma flor ao estudá-la:

"A beleza que ali existe para você também está à minha disposição. Mas vejo uma beleza mais profunda que não está tão facilmente à disposição dos outros. Posso ver as complicadas interações da flor. A cor da flor é vermelha. O fato de a planta ter cor significa que ela evoluiu para atrair os insetos? Isso leva a outra pergunta. Os insetos podem ver a cor? Eles têm um senso estético? E assim por diante. Não vejo como o estudo de uma flor pode diminuir a sua beleza. Ele apenas acrescenta." Richard Feynman

Passagem retirada do livro "Desvendando o arco-íris" de Richard Dawkins.

3 comentários:

  1. Vim prestigiar seu blogue, Pablo. Interessante que a frase do dia é uma sucessão de perguntas, sem respostas. É a opinião de um cientista... O belo que meus olhos veem não tem o mesmo efeito para o cego... É complexo isso!
    Aproveito para externar meu agradecimento pela sua presença e comentário deixado na postagem Criação! Evolução? http://pontodopowerpoint.blogspot.com/2011/03/criacao-evolucao.html, onde você afirma que nunca li um livro sobre evolução e, respondendo, você está certo, li somente fragmentos, poque o assunto é por demais extenso e polêmico. Por essa razão, meu humilde reconhecimento quando escrevi que não sou cientista e não tenho domínio sobre o assunto, convidando os leitores para assistirem o slideshow e darem seu parecer sobre o tema.
    Será de grande valia se você, Pablo, puder deixar sua opinião a respeito. Todos iremos aprender muito mais.
    Admiro os que visitam meu blogue e externem sua opinião, desde que possam contribuir de maneira positiva, elucidativa e elegante.
    Atenciosamente,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  2. Bom, em primeiro lugar, não é uma sucessão de perguntas sem respostas. Elas tem respostas sim. Elas só não foram dadas no comentário. Mas o que Feynman quis dizer é que ao estudar a natureza, podemos continuar admirando sua beleza, só que com mais conhecimento.

    Desculpe se pareceu ofensivo o comentário no seu blog, mas não afirmei que vc nunca leu um livro de evolução. Eu chutei, e acertei.

    Deduzi isso pois vi questionamentos que podem ser respondidos em alguns livros da área. Recomendo "A grande história da evolução" e "O maior espetáculo da terra". Lá vc poderá encontrar o erro na falácia do boeing que vc achou válida no comentário de outro...

    Tentarei contribuir quando puder.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Pablo, ficou claro para mim que as perguntas têm sua função na essência da frase de Feynman, porque senão seria um texto e não um pensamento. O que eu quis dizer é que nem todos conhecem as respostas para tudo.
    Não me senti ofendida, mas interessada em saber sua opinião. E agradeço a sugestão de livros.
    Todos ganham com isso.
    Meu abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir