terça-feira, 19 de abril de 2011

Plágio na rede

Plágio, de acordo com o Aurélio, é "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)".
A origem etimológica da palavra não deixa margem à dúvida sobre suas implicações: do grego (através do latim) 'plagios', significa trapaceiro.


A internet é tratada como uma terra sem lei, um mar onde os piratas virtuais saqueiam ideias a seu bel-prazer.
É da natureza humana admirar-se com o que se acha bom ou belo, e também é natural querer copiar essas coisas; não existe problema algum nisso. O erro é querer ganhar crédito com o esforço criativo de outro. Em alguns casos, a pessoa nem pretende e nem imagina causar dano, mas causa.
Recentemente publiquei um artigo no site do Curso Athenas intitulado Genes adormecidos: da história da genética ao Jurassic Park, posteriormente também publicado aqui no "Detectando a realidade".
Qual não foi a minha surpresa ao digitar o nome no google e ver meu artigo em outros blogs, e pior, alguns aparecendo antes do meu artigo original, e sem nenhum crédito. Qualquer pessoa que o lesse seria levada a crer que se tratava do blog do autor.
Na hora senti um misto de alegria (por imaginar que meu artigo foi bom o suficiente para ser copiado) e de indignação (por não levar o devido crédito). Tenho que admitir que a segunda sensação ganhou a disputa.


Observe abaixo um dos blogs que copiaram o artigo (com identificações omitidas):


Blog que copiou o artigo na íntegra, sem créditos.

Em alguns casos, os sites copiam apenas parte do artigo e colocam o link do site. Nesse caso é benéfico, pois o blog original receberá mais acessos.

Site que copiou apenas parte do artigo, dando créditos e link para a matéria completa. No caso é benéfico, mesmo não tendo pedido permissão.

Além dos casos citados, não confundir com sites onde o próprio autor pode cadastrar links para seu blog, como no site abaixo:


Enfim, isso aqui é um desabafo, mas não vejo como o plágio na rede pode acabar, a não ser com o esforço de cada um. A apropriação de ideias de outros acaba privando os autores do desejo de criar conteúdo original na web, e corremos o risco de passar a ter uma internet lotada de artigos que nada mais são do que a cópia da cópia da cópia.

3 comentários:

  1. É como se tivesse roubado todo o tempo que você levou para pensar e escrever todo artigo.
    Acompanhei sua revolta e entendo o quanto deve ser ruim.
    Quero ver se alguem vai plagiar a sua publicação sobre plágio kkkk

    ResponderExcluir
  2. Você é que está se revoltando a toa. Cansa de saber que plagio na internet é coisa que acontece a todo momento, e a tendência é só piorar. O mundo mudou muito e a grande maioria dos jovens são preguiçosos de control c, control v. Se quiser que nao aconteça isso, escreva um livro. Ainda corre o risco do plagio acontecer, mas as chances são bem menores, uma vez que eles vao ter que digitar tudo pra conseguir passar pra internet.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo, bom saber que pq algo errado acontece muito eu tenho que me conformar...
    Não vejo problema algum no ctrl+c ctrl+v, desde que coloque os créditos..., Não mata ninguém.

    ResponderExcluir